15 de agosto de 2015

Governo Roseana deixou voltar R$ 30 milhões destinados a despoluição de praias

Em 31 de dezembro de 2012, o Ministério do Turismo, sob o comando do ex-deputado Gastão Vieira, assinou convênio com o Governo do Maranhão, garantindo recursos de 1o milhões para a execução de obras destinadas a despoluição das praias ludovicenses.
Em 2013, o Ministério do Turismo destinou aproximadamente R$ 30 milhões para obras de saneamento e limpeza nas praias de São Luís. Na época, um laudo da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), expedidos  pelo Laboratório Central do Maranhão (Lacen), apontavam que as praias ludovicenses não estavam poluídas.
Em 2014, o próprio Gastão Vieira, ainda à frente do Ministério, se queixou em público que o governo Roseana Sarney ainda não havia colocado o convênio em prática e que a Caixa Econômica Federal ameaçava devolver os recursos ao Ministério.
Questionado pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão, o governo Roseana Sarney informou que havia  “melhorias nas condições de balneabilidade” das praias de São Luís nos últimos meses.  O próprio secretário de Saúde da época, Ricardo Murad, cunhado da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, fez  campanha incentivando banhistas a frequentar a orla de São Luís.
Sem usar os recursos destinados à despoluição da orla de São Luís, as praias da capital foram interditadas, ao mesmo tempo em que a ausência de uma política de saneamento básico no Maranhão, transformou a Caema na maior poluidora de praias e rios da cidade durante a gestão de Roseana.

 Do Marrapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário