20 de julho de 2013

Sarney: ‘sistema eleitoral e partidário chegou ao fim’



Do Diário do Amapá
O senador José Sarney (PMDB-AP) analisou as raízes da recente insatisfação popular que tem levado milhares de brasileiros a protestar nas ruas do país. Se o aumento das passagens de ônibus despertou as mobilizações de massa pelas redes sociais, Sarney também creditou ao atual sistema político-eleitoral uma parcela da “crise da vontade popular” em questão.
– O voto proporcional é destruidor dos partidos, do Congresso, da classe política e tem sido responsável pela incompreensão do povo, o que só tem diminuído o prestígio da instituição representativa. Sem partidos fortes não há parlamentos fortes. O atual sistema eleitoral e partidário chegou ao fim – constatou.
José Sarney ressaltou a tradição do Congresso brasileiro de crescer em momentos turbulentos, embora reconheça que situações de crise geram abatimento.
– Vi muitas crises no país e a atual revela grande transformação da sociedade. Seu agente é a opinião pública mobilizada, apaixonada e instantânea. O Congresso tem tentado reagir com uma agenda positiva que procura identificar a demanda difusa das manifestações. Nossa tradição é estabelecer soluções em momentos de crise para salvar o país – avaliou.
O senador reconheceu o esforço do Congresso em votar leis importantes sob o ponto de vista institucional nas últimas semanas. E essa reação pronta, segundo Sarney, responde a uma provocação popular dos novos tempos, onde o indivíduo, por meio das redes sociais, passa a interferir na coletividade e a cobrar maior participação nas instâncias decisórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário