23 de julho de 2015

“Cidadão do Mundo”: Deputado Marco Aurélio destaca aprovação do programa

O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), usou a tribuna durante sessão plenária na manhã desta quarta-feira (08), para destacar a aprovação do Projeto de Lei nº 142/15, de iniciativa do Poder Executivo, que cria o Programa Estadual “Cidadão do Mundo”.

“A exemplo de programas instituídos pelo governo de Estado que tem destacado as políticas públicas para a juventude, como o CNH Jovem, aprovado pela Assembleia, cria-se uma expectativa muito boa para nossos jovens. Com a aprovação do Projeto Cidadão do Mundo, um programa de governo, uma que tem por finalidade buscar o intercâmbio internacional, uma experiência que será muito importante na vida dos jovens que participarão.” Ressaltou Marco Aurélio.

O referido programa consiste na concessão de bolsas de estudo aos jovens de 18 e 24 anos para realização do intercâmbio internacional em curso de ensino médio no exterior e de idioma estrangeiro. Dentre os objetivos do programa estão o incentivo à capacitação bilíngue dos jovens maranhenses, promover a integração e a atualização dos jovens maranhenses em relação a outras modalidades e propiciar o aprendizado de uma segunda língua por meio do acesso ao intercâmbio cultural.

O projeto, de competência da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio do Instituto estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAPEMA).

Para o parlamentar, o programa será uma oportunidade importantíssima para o futuro dos jovens selecionados, além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos mesmos. “A experiência, a fluência adquirida a partir de uma vivência em outro país são fatores de um enriquecimento cultural inestimável. Parabenizo o governo do estado, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que é quem vai conduzir este programa, e parabenizo a juventude do Maranhão que terá essa oportunidade desse intercâmbio internacional que, com certeza, irá fortalecer profissional e culturalmente.” concluiu Marco Aurélio.

Os candidatos ao Programa Estadual “Cidadão do Mundo” deverão obedecer os seguintes critérios: ter nacionalidade brasileira, ser aluno egresso da rede pública estadual de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos, ter realizado obrigatoriamente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter obtido, ao longo imediatamente antecedente à inscrição no Programa, a frequência mínima de 85% (oitenta e cinco) nas aulas regulares.

Do Maranhão da Gente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário