A
distribuição da verba publicitária do governo Roseana Sarney para as TVs não
era muito diferente do critério para os jornais. De 2011 a 2014, a TV Mirante,
também de propriedade dos Sarney e retransmissora da programação da TV Globo,
recebeu 23 508 705 de reais – o equivalente a 43% dos 54 173 753 gastos com
publicidade neste meio.
Ao longo dos
últimos quatro anos, a TV Difusora, repetidora do SBT, recebeu 7
680 699 de reais. Já a TV Cidade, retransmissora da TV Record, levou
6 110 989 de reais, no mesmo período.
A Difusora
tem como sócio majoritário Edison Lobão Filho, candidato apoiado pelos Sarney
para a sucessão de 2014. Já a Cidade tem como sócio Roberto Rocha, senador
eleito pelo PSB na chapa de Flávio Dino e, portanto, adversário dos Sarney.
A propósito,
a Secretaria de Comunicação Social do governo Flávio Dino abriu uma licitação
para contratar uma pesquisa de hábitos de consumo de mídia.
Explica o
secretário, Robson Paz:
– Será o
primeiro passo para adotar critérios técnicos na distribuição da verba
publicitária. Antes, quem governava estava dos dois lados do balcão.
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