4 de dezembro de 2013

CONGRESSO DA UBES REUNIU MAIS DE 7 MIL ESTUDANTES EM MINAS GERAIS.

A União Brasileira dos Estudantes (UBES) encerrou, neste sábado (30) o seu 40º Congresso na cidade de Belo Horizonte, com a participação de 7 mil estudantes de todo o Brasil, a definição dos rumos do movimento estudantil para os próximos anos e a eleição da nova diretoria da entidade. Na plenária final do encontro, realizado no ginásio do Mineirinho, a carioca Bárbara Melo, de 19 anos, foi eleita presidente da UBES e terá, a partir de agora, a responsabilidade de representar os mais de 50 milhões de estudantes do ensino médio, fundamental e técnico brasileiro.
Do total de 2.209 votos, a chapa da nova diretoria da UBES “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós” obteve 82% dos votos, totalizando voto de 1.815 delegados. Também participaram as chapas “Oposição de Esquerda”, com 313 votos, “Reconquistar a UBES”, com 36 votos e “UBES é pra Lutar” com 33. Foram somados apenas 4 votos brancos e 8 votos nulos.
O Congresso da UBES, que teve início no dia 28/11, reuniu, por três dias, 7 mil estudantes de todos os estados brasileiros nas cidades de Contagem e Belo Horizonte. Foram debatidos temas como passe livre estudantil, reforma política e gestão democrática. Além de emancipação feminina, combate ao genocídio da juventude negra e os desafios do ensino técnico.
A plenária final aprovou resoluções importantes como a permanente luta da entidade pela Reformulação do Ensino Médio, reforma radical no Estado brasileiro em defesa da democratização das mídias e a convocação da Jornada Nacional de Lutas 2014.
#No Maranhão
O estado do Maranhão levou uma delegação de mais de 50 delegados para o 40º congresso da UBES e acabou sendo a maior delegação do evento.

O representante eleito pelo Maranhão para participar da Diretoria da UBES foi o baixadeiro e Mirinzalense Robert Willian. “Vou fazer o possível e o impossível, não só por Mirinzal, mas sim por todo o Maranhão” declarou Robert em seu discurso após a eleição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário