26 de julho de 2013

PSB e PSDB se articulam para garantir palanques duplos em estados; aliança favorece Flávio Dino


Matéria do Blog do John Cutrim.

De olho na eleição do ano que vem, os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) deram passos importantes esta semana para acertar palanques duplos.

A ideia é ter candidatos diferentes aos governos estaduais, onde for possível, ou fazer alianças em torno de um nome, mas dividindo o palanque para os dois presidenciáveis.

O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) disse que, com a ausência de lideranças fortes em alguns estados, o PSB não descarta a possibilidade de apoiar candidatos de outro partido.

Em Minas e São Paulo, onde o PSDB é forte, diz, os dois partidos podem dividir o mesmo palanque: quem não quiser votar em Aécio vota em Eduardo, diz Delgado. O mesmo está sendo trabalhado em Pernambuco e outros estados do Nordeste. E quem for para o segundo turno, afirma, tem o apoio de quem ficar para trás. 

É nesse território que Eduardo Campos quer garantir um palanque forte — seja de um candidato próprio ou em parceria com o PSDB, aliança que vem sendo repetida há anos.

Sendo assim, isso facilita a aliança dos dois partidos com a candidatura de Flávio Dino e dificulta, por outro lado, qualquer apoio ao candidato do grupo Sarney, que terá o PMDB e PT encabeçando a chapa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário