30 de março de 2016

Roseana Sarney cospe no prato que comeu e diz que PMDB desembarcou do governo na hora certa

Uma das maiores beneficiadas com os governos petistas, a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, cospe no prato em sempre que se fartou ao defender abertamente o rompimento do PMDB com Dilma Rousseff.
Presente à reunião do PMDB que aprovou o rompimento do partido com o governo Dilma por aclamação, a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney afirmou nesta terça-feira, que a sigla desembarcou na hora certa.
“Estou acompanhando o partido. Está no timing certo. Era uma questão só de decisão”, afirmou Roseana, que é membro do diretório nacional da sigla. A ex-governadora evitou fazer comentários mais detalhados sobre o governo Dilma.
Filha do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney, também do PMDB, Roseana negou que o pai tenha tido alguma influência em sua decisão de apoiar o desembarque. “Lá em casa todo mundo tem autonomia”, disse.
Questionada se acredita que há motivos para o impeachment da presidente Dilma Rousseff, ela desconversou. “Ainda não avaliei. Mas o que o partido decidir, estarei junta”, disse.


28 de março de 2016

Luciano Genésio entrega Dez toneladas de peixes às famílias de Pinheiro!

O líder da oposição Pinheirense, que tenta acabar com os desmandos do Prefeito Filuca Mendes(PMDB), e pré-candidato a prefeito da cidade Luciano Genésio (PP) entregou na manhã da última sexta-feira (25), 10 toneladas de peixes ás famílias mais carentes do município.

O Genésio vem neste momento de calamidade, pelo qual a princesa da baixada está passando, ser uma opção de mudança para trazer o tão sonhado progresso para o nosso povo.

"Como forma de respeito às tradições religiosas e com o intuito de contribuir para que as famílias que não tem condições de adquirir o pescado, pudesse ter uma refeição de qualidade neste período de celebração, determinamos que a entrega do peixe fosse direcionada exclusivamente às famílias carentes"- Disse Luciano 


26 de março de 2016

Esquema de propina da Odebrecht funcionava desde governo SarneY



Pedro Lopes*
Do UOL, em São Paulo

A 26ª fase da operação Lava Jato expôs, nesta terça-feira, a existência de um "departamento de propina" na empreiteira Odebrecht, que teria sido utilizado para movimentar altas somas de dinheiro em pagamentos ilícitos para agentes públicos e políticos principalmente em 2014. O esquema, no entanto, pode ser muito mais antigo. Documentos mostram que, durante o mandato presidencial de José Sarney (1985-1990), procedimentos bem semelhantes aos apontados pelos investigadores da Lava Jato envolviam 516 agentes públicos, empresários, empresas, instituições e políticos. Entre eles, há ex-ministros, senadores, deputados, governadores, integrantes de partidos como PSDB, PMDB e PFL (atual DEM).

O UOL teve acesso a quase 400 documentos internos da empreiteira, a maioria datada de 1988, detalhando remessas e propinas a diversos políticos. A documentação estava de posse de uma ex-funcionária da Odebrecht. Como no esquema divulgado pela Lava Jato na terça-feira (22), eram utilizados codinomes para os receptores dos pagamentos e as propinas eram calculadas a partir de percentuais dos valores de obras da empreiteira nas quais os agentes públicos estavam envolvidos.

A Odebrecht afirmou "que não se manifestará sobre o tema". Todos os políticos ouvidos negaram qualquer envolvimento em esquema de propinas com a construtora.

Na documentação chamada "Livro de Códigos", havia uma lista, batizada de "Relação de Parceiros", que detalha os codinomes de políticos, agentes públicos e empresários relacionados às obras da Odebrecht nas quais teriam atuado.

Um dos nomes que aparecem é de Antonio Imbassahy, atual deputado federal pelo PSDB – que tinha o codinome "Almofadinha", e estaria relacionado à obra da barragem de Pedra do Cavalo, na Bahia. Imbassahy presidiu a Desenvale (Companhia do Vale do Paraguaçu) nos anos 1980, quando era filiado ao PFL. A Desenvale foi o órgão público responsável pela obra de Pedra do Cavalo.

Também do PSDB, Arthur Virgílio, atual prefeito de Manaus, recebe o codinome "Arvir". Do PMDB, são citados Jader Barbalho ("Whisky"), atualmente senador, ligado à obra da BR-163, no Pará, e o ex-ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão ("Sonlo")Os filhos do ex-presidente José SarneyFernando e José Filho, aparecem com os codinomes "Filhão" e "Filhote"; Roseana Sarney, como seu nome de casada, "Roseana Murad", aparece como "Princesa".

Na lista, está também o ex-presidente e atualmente senador recém-desfiliado do PTB, Fernando Collor de Mello ("Mel"), relacionado a um emissário submarino construido na década de 1980, quando ele era governador de Alagoas. Há também o nome de Aroldo Cedraz, atual presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), de codinome "Toldo" e ligado à obra adutora do Sesal – ele ocupava na época os cargos de presidente da Cerb (Companhia de Engenharia Rural da Bahia) e de secretário de Recursos Hídricos e Irrigação da Bahia.

O já falecido ex-deputado federal e governador do Mato Grosso, Dante Oliveira (1952-2006), que ficou famoso como o autor do projeto que pedia eleições diretas para presidente nos anos 1980, tinha o apelido "Ceguinho" e estaria relacionado a obras de canais em Cuiabá, cidade onde foi prefeito por três mandatos.

"Esquema sempre existiu, sempre foi esse"

"O esquema naquela época era mais ou menos como esse divulgado essa semana, só não tão organizado assim. Esse esquema de propina, de fraudar licitações, sempre existiu na empresa. Aliás em todas as grandes, o esquema sempre foi esse", explica Conceição Andrade, ex-funcionária da empresa e que trabalhou no departamento responsável pelos pagamentos – a antecessora de Maria Lúcia Tavares, que delatou o esquema atual na Lava Jato.

"Eram porcentagens de valores das obras. Era feito o fechamento, e determinava um percentual. A partir daí ocorria o superfaturamento e o pagamento. Tudo isso era feito através de transações bancárias e dinheiro. É bem semelhante ao que foi divulgado na Lava Jato, mas hoje tem um departamento específico para isso. Naquela época era feito em nível de gerência, mas acredito que tenha funcionado em diretoria e presidência também", completa Conceição.

"Quando fui demitida e peguei os pertences pessoais, esses documentos estavam no meio da caixa, acabaram vindo junto. As pessoas recomendaram que me desfizesse, mas achei bom guardar. É preciso traçar um paralelo, mostrar que isso é antigo. Alguns desses crimes podem até estar prescritos, mas isso tudo mostra que o esquema vem de bem antes. A saída é reforma, não é demonizar o PT", explica a ex-funcionária.

Investigação
Em 2015, Conceição encaminhou toda a documentação detalhando as propinas para o deputado federal Jorge Solla (PT-BA). Solla apresentou tudo em dois âmbitos: na Polícia Federal e na CPI da Petrobras.

Os documentos foram entregues ao delegado Bráulio Galloni, que, por sua vez, remeteu tudo para Curitiba, sede da força-tarefa da Lava Jato. Atualmente, estão na Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal.

Outro Lado
O deputado federal Antonio Imbassahy afirmou que é "um despropósito" a menção ao seu nome na "Relação de Parceiros" da Odebrecht. "Como homem público sempre tive uma relação baseada na decência com a Odebrecht e com qualquer empresa."

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, enviou nota ao UOL, na qual afirma:

"Meu pai, que tinha nome igual ao meu, era, nessa época, um simples senador cassado. Eu era um ex-deputado, prefeito de Manaus entre 1989 e 1992, distante dos governos federais desse período, que nunca se relacionou com a empresa Odebrecht.

Não fui e não sou parceiro de empresas e, em meio a esse charco todo, sempre me mantive nos limites da seriedade pública.

Considero no mínimo precipitada a formulação da pergunta sobre "propina". Equivaleria a eu perguntar ao jornalista se ele vende opinião em matérias ou artigos. Perdoe-me a dureza, mas sou cioso do patrimônio de honradez que herdei e que transmito aos meus filhos.

Desviar o foco dessa lama que vem cobrindo o Brasil pode terminar servindo de válvula de escape para os que têm culpa real nos desmandos éticos que desmoralizam o Brasil.

Nos meus dois mandatos de prefeito, não houve nenhuma obra dessa empresa [Odebrecht]. Espero, sinceramente, que um veículo do peso e da respeitabilidade de vocês saiba respeitar a honra de quem a possui."

Advogado responde por Lobão e Sarney

O advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, negou que seus clientes, o senador Edison Lobão (PMDB-MA) e a ex-governadora Roseana Sarney, tenham cometido qualquer ato ilícito.

"O Brasil passa por um momento de criminalização da política. Isto é muito grave. Vamos afastar da atividade política, que é essencial para qualquer país, as pessoas de bem. E a delação passou a ser prova para incriminar, sem sequer investigar. Um país punitivo não serve para a democracia. A palavra do delator normalmente é falsa e estranhamente seletiva."

O UOL entrou em contato com o assessor de imprensa de Collor, que informou não ter conseguido contato com o gabinete dele em Brasília. A reportagem ligou para os telefones do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e de seus assessores, mas ninguém atendeu aos telefonemas. A assessoria do TCU não respondeu aos questionamentos da reportagem. O UOL não conseguiu contato com Fernando Sarney e José Sarney Filho.


*Colaboraram Flávio Costa, Fabiana Maranhão e Ricardo Marchesan


23 de março de 2016

Prefeitura de Conceição do Lago Açu torrou mais de R$ 800 mil para realizar concurso público


A pequena cidade de Conceição do Lago Açu, município localizado nas proximidades de Bacabal, contratou a empresa R&P treinamentos e Serviços pela bagatela de R$ 814.951, 68 (oitocentos e quatorze mil,novecentos e cinquenta e um reais e sessenta e oito centavos), tudo isso para a realização de um concurso público.
Para quem não lembra, a prefeita Marly dos Santos é  uma das recordistas em alvo de denúncias da Globo após ter colocado a cidade no topo do descaso.
O baixo índice na educação e o número de escolas e creches fantasmas fez com que a cidade fosse bombardeada pela imprensa nacional.
Agora, estranhamente a prefeita em ano de eleição decide investir um montante de dinheiro para por a cidade em ordem.
O contrato foi assinado no último dia 26 de fevereiro de 2016. A educação da cidade também foi jogada para “as cobras”, ainda mais depois que, uma caçamba vinda do município foi flagrada jogando milhares de livros didáticos em um lixão localizado nas proximidades da BR que corta a cidade. Abre o olho, MP!

Do LUÍS 

21 de março de 2016

Imagem do dia: Adote um buraco em Pinheiro!

Moradores da cidade de Pinheiro plantam uma bananeira em uma das dezenas de crateras que existem nas ruas da cidade... dessa bananeira vai nascer um fruto que representa bem o que o povo vai dar para Filuca nessa próxima eleição. Banana pra ele!!

18 de março de 2016

Pinheiro - Escola é abandonada pela administração do prefeito Filuca

Mais uma vez a situação de uma escola de Pinheiro é alvo de denúncia. O caso agora é na vila que leva o nome do prefeito: "Vila Filuca".   
O abandono toma conta da Unidade Escolar Alnir Lima, que está velha, suja e precária. 

Os banheiros estão completamente impróprios para uso. A merenda, quando tem,  é armazenada de forma irregular. As paredes da escola estão rachadas e parte do muro da frente desabou. Os funcionários improvisaram uma cerca com pedaços de madeira para evitar a entrada de animais. Para piorar a situação, o prefeito mandou escavar uma vala ao lado da escola. A mesma esta cheia d'água, o que favorece a proliferação do mosquito, mosquito transmissor da dengue, zika virus, chikungunya e febre amarela.

Esse é o retrato do descaso da Prefeitura de Pinheiro  para com a educação municipal. Cabe a Câmara de Vereadores e ao Ministério Público ir em loco verificar as condições da escola, para que assim o gestor público cumpra com o seu dever que é de dar uma educação de qualidade para a população da cidade.


Do Herasmo Leite 

16 de março de 2016

Pinheiro - Graças a Deus conseguimos o ensino médio para Campo Novo


Na próxima segunda-feira, 21, acontecerá o inicio das aulas do primeiro ano do ensino médio do povoado Campo Novo, na região da Chapada. Uma conquista nossa, dos alunos e pais de alunos e da comunidade. Foi uma luta árdua, mas conseguimos.

Queremos de coração, agradecer toda a equipe da URE - Unidade Regional de Educação de Pinheiro, dos lideres da comunidade de Campo Novo e do amigo Luciano Genésio, que tudo fez para que esse sonho da comunidade se tornasse realidade.

O curso funcionará na Escola Polo de Campo Novo, que foi cedida pela prefeitura.
Do Herasmo Leite .



15 de março de 2016

Urgente! Homem com distúrbio mental tem surto e faz família refém em São Luís


É tenso o clima na Vila dos Pais, comunidade situada próximo ao bairro da Jordoa. Um homem identificado como Thiago está neste exato momento mantendo toda sua familía refém, além de sua esposa, duas crianças do sexo masculino uma de quatro meses de vida e outro garoto de 8 anos.
De acordo com informações, o homem sofre de distúrbios psiquiátricos e está em posse de um facão mantendo toda família em cárcere privado, dizendo ainda que só sairá de dentro da residência morto.
No momento, o delegado André Gossaim e o Cap Almeida do CTA comandam a operação afim de tentar contornar a situação e evitar um desfecho trágico.
A polícia informou ainda que não é a primeira vez que o homem tem ataque de crise, em certa vez ele chegou a desferir golpes de arma branca pelo próprio corpo.
Nas imagens abaixo é possível observar o filho maior com o braço do lado de fora  da janela pedindo socorro.

Do Luís Cardoso 

13 de março de 2016

Pinheiro - Pré candidato a vereador desmente noticia de que teria abandonado Luciano Genésio e pulado para o lado de Leonardo Sá.

O pré-candidato a vereador pelo PP - Partido Progressista, Heleno Martins, foto, residente no povoado Paraíso município de Pinheiro, desmente que tenha deixado Luciano Genésio e que si filiaria ao PCdoB, de Leonardo Sá.

Essa noticia foi publicada nas redes sociais por partidários de Leonardo Sá. Chegaram a dizer que haviam comprado o pré-candidato por R$ 40 mil reais.

"Eu fui convidado por um ex-vereador para fazer uma visita ontem, sábado 12, ao Dr. Leonardo. Chegando lá foi convidado para me filiar ao PCdoB. Disse que iria sair candidato com Luciano Genésio, meu amigo de longas datas. Não fiz e não vou fazer compromisso com ninguém. Meu compromisso é com Luciano. Me fizeram propostas em dinheiro vivo para mudar de lado, mas não aceitei. Me prometeram uma boa soma, R$ 40 mil reais, a título de ajuda financeira para manutenção do Palmeiras, meu time de futebol e que  que vão me dar na terça R$ 1.000 reais.  Mas não vou aceitar esse dinheiro. Eles não vão me comprar. Meu prefeito será o Luciano," disse Heleno.

Para atrair pré-candidatos a vereador e lideranças ligadas a Luciano Genésio, Leonardo Sá tem utilizado o expediente de compra de passe dessas pessoas. Recentemente ele esteve no povoado Refugio e prometeu dinheiro e emprego no hospital regional para as lideranças que se dispunham a deixar Luciano.No povoado Côco, ele deu emprego de maqueiro a uma liderança conhecida por Rochinho, antigo aliado de Luciano.

Até o final do período destinado as filiações de candidatos, com certeza Leonardo Sá e aliados vão tentar corromper consciências prometendo dinheiro e emprego às lideranças comunitárias de Luciano. Depois, salve-se quem puder.

Do Herasmo Leite 

Lacrou: Luciano Genésio faz ato de filiação e arrasta uma multidão.


Aconteceu na tarde da ultima Sexta-Feira (11),  no Instituto Educacional Marçal, o ato de filiação do pré- candidato a prefeito de Pinheiro Luciano Genésio  ao PP-11.

Fizeram se presentes no evento o Dep. Federal Waldir Maranhão, vice presidente da Câmara Federal e presidente do PP Maranhão; a esposa do prefeito de Santa Inêz, Luana Alves; Dr. Marcio Coltinho; Prefeito Lobato; Prefeito Irlan; Dep. Toca Serra; o ex-prefeito Zé Arlindo e dezenas de lideranças de todas as regiões.

Além do Genésio, três vereadores da cidade (Selma, Lucas e Eleseu) também filiaram-se ao PP e mais outros 20 pré-candidatos a vereadores.

O apoio da massa popular, está sendo essencial para Luciano consolidar o seu nome como o próximo Prefeito desta cidade. E a imagem desgastada do atual gestor, acaba por facilitar muito!

 

11 de março de 2016

Construtoras são multadas em R$ 1, 8 mi por irregularidades em entrega de obras


Atendendo denúncia de consumidores, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) já aplicou multas, num total de R$ 1,8 milhão somente entre os dias 7 e 11 deste mês,  às construtoras K2 Engenharia Civil, Quantum Engenharia Ltda. e Techmaster Engenharia Ltda.
A decisão foi tomada por causa de irregularidades praticadas por essas construtoras no Condomínio Maraville, no município de São José de Ribamar, e Residencial Riviera, no bairro Cohatrac, em São Luís.
As empresas K2 Engenharia Civil e Quantum Engenharia, responsáveis pelo Maraville, foram multadas em R$ 791 mil e em R$ 625 mil, respectivamente. A Techmaster, responsável pelo Riviera Cohatrac, recebeu multa de mais R$ 799 mil.
As sanções foram impostas por diversas infrações, como descumprimento da oferta, publicidade enganosa, falhas na prestação de serviço, cobrança indevida e ausência de informações suficientes ao consumidor.
Segundo as denúncias recebidas, a K2 e a Quantum não cumpriram o prazo de entrega do empreendimento, que foi modificado diversas vezes. Além disso, não entregaram itens que constavam na publicidade do condomínio, como playground, deck de madeira e mesas e cadeiras da área de lazer.
A oferta incluía, ainda, um “bosque privativo”, que é uma área de preservação ambiental ao lado do condomínio. Foram encontradas, também, inconformidades estruturais que não se adequam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e sem acessibilidade para pessoas com deficiência.
No Residencial Riviera Cohatrac, a Techmaster, além de atrasar a entrega da obra, foi denunciada por cobrar taxas condominiais antes da entrega do empreendimento e de não prestar aos consumidores, de forma clara, todas as informações contidas em contrato.
Segundo o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, as decisões foram tomadas com base em análise técnica para resguardar os direitos do consumidor. “As sanções são duras quando a infração é grave e é dever do Procon/MA realizar ações preventivas e aplicar as sanções que forem necessárias para resguardar todos os direitos dos cidadãos maranhenses, dentre eles, um direito tão básico quanto a moradia”.
O artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor exige que toda publicidade veiculada por qualquer meio apresente informações verdadeiras e precisas, sendo a publicidade enganosa proibida pelo artigo 37 do mesmo Código.
Ainda o artigo 20 define que é impróprio o serviço que apresente vícios de qualidade, respondendo o fornecedor pelos prejuízos que sofrerem os consumidores. O direito à informação é previsto pelo artigo 6º, inciso III, e a vantagem manifestamente excessiva sobre os produtos e serviços é vedada pelo artigo 39, inciso V.
Caso o pagamento não seja efetuado, há justificativa à inscrição das empresas no débito da Dívida Ativa do Estado do Maranhão e subsequente cobrança executiva, nos termos do artigo 50 do Decreto Federal n° 2.181/97. As construtoras têm dez dias, a contar da data do recebimento, para recorrer da decisão do Procon/MA.

Do Luís Cardoso 

Prefeitura nega que alunos estudem na pior escola do Maranhão


Em relação a matéria divulgada em seu blog, no dia 08 de março de 2016, com o título“Pior escola do Brasil fica em peritoró, no Maranhão ”, a Secretaria de Educação de Peritoró, no dever de esclarecer a verdade dos fatos, emite a presente nota que solicitamos seja publicada no mesmo espaço, como devido direito de resposta.
Nos colocaremos a disposição para qualquer esclarecimento.
Att;
Jhonadison Fernando Higino Delgado


Secretário municipal de educação



9 de março de 2016

Usuário de drogas é decapitado ainda vivo em matagal do Fumacê

Um jovem de 19 anos, identificado como João de Deus Cruz Campos, o “Joãozinho”, teve a cabeça decepada, no fim da noite desta segunda-feira (7), em um matagal no Fumacê, no eixo Itaqui-Bacanga, em uma região conhecida como Campo Grande. Durante o dia de ontem (8), quatro suspeitos de participação no crime foram presos, incluindo um adolescente de 17 anos.
Conforme informações do delegado Jesus Chaves, titular interino do 5º Distrito Policial (DP), Anjo da Guarda, seis pessoas teriam levado a vítima para dentro de uma extensa área de mato, às margens da Avenida dos Portugueses, no Campo Grande ou “Caixa Baixa”, por volta das 23h, e, na vegetação, teriam torturado o rapaz e o degolado ainda vivo. Em seguida, jogaram a cabeça perto de lá, e saíram do local, já na madrugada desta terça-feira.
Homens do Instituto de Criminalística (Icrim) e do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no matagal, mas só encontraram o corpo de “Joãozinho” – que tinha várias passagens no 5º DP por pequenos furtos e era usuário de drogas -, pois, como estava escuro, dificultou a localização da cabeça. Já no turno matutino, a equipe do distrito policial do Anjo da Guarda, segundo o delegado, iniciou as diligências e prendeu Denielson Rodrigues Pereira, 24, o “Zonzon”; José Marcos Pinto Torres, 28, o “Marquinhos” ou “Torres”, e Gleidson Serra Teixeira, 23, conhecido como “Badu”.
Além de terem apreendido o adolescente, que teria participado de todos os passos do assassinato. Eles foram encontrados no Anjo da Guarda, sendo que “Zonzon” estava dormindo em casa, na Rua Suécia, no momento da chegada dos policiais civis. “Badu” teria sido a pessoa que jogou a cabeça do jovem no matagal. No entanto, frisou o delegado Jesus, outros dois envolvidos na decapitação escaparam, sendo identificados como Rogério Pinheiro Dias, o “Labau”, e Jonas Silva Santos, 25, o “Jota B”. Estes permanecem sendo procurados.
MOTIVAÇÃO DO CRIME
A investigação e o depoimento dos presos apontaram que João de Deus (morador da Rua Zâmbia, no Fumacê) foi morto porque estaria em dívidas com parte dos suspeitos, após ter roubado fios de cobre da Vale e não ter repassado o dinheiro ao grupo, “comendo sozinho” a o valor apurado com a venda do material. Por conta disto, “Zonzon” teria decretado a sua sentença, recrutando os seus comparsas para o matarem.
CABEÇA ENCONTRADA
Após quase um dia de buscas pela cabeça de “Joãozinho”, policiais do 5º DP a localizaram, perto das 15h30, nas proximidades do local em que o corpo estava. Como o mato era alto e denso, a comunidade do Fumacê se disponibilizou para ajudar, abrindo caminho entre as plantas com facões. Os removedores do IML a recolheram de lá.

 Do Jp

7 de março de 2016

Governador Flávio Dino e Ministro Aloizio Mercadante inauguram primeira unidade do IEMA


Com aula magna proferida pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o governador Flávio Dino inaugurou na manhã desta segunda-feira (7), a primeira de um total de 23 Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), voltado para a formação profissional de jovens.

Criado pelo governador Flávio Dino e inspirado nos Institutos Federais de Educação Tecnológica, a unidade do Iema em São Luís funcionará no Antigo Colégio Marista, no Centro da Capital Maranhense. O prédio passou por ampla reforma para ofertar os cursos de Eventos, Informática, Meio Ambiente e Serviços Jurídicos, cada um com 40 vagas. Além da formação profissional o Iema conjuga a formação no Ensino Médio com o diferencial de dedicação em tempo integral.

O governador Flávio Dino destacou a importância dos Iemas. “Significam o início de uma nova fase, um novo modelo na educação maranhense, uma vez que são escolas que juntam duas características muito importantes: são escolas em tempo integral, que possibilitam, simultaneamente, o acesso ao ensino médio e à educação profissional”, pontuou. “Os Iemas chegarão a 23 cidades do nosso estado até 2018. Assim, nós teremos, além da rede de institutos federais, uma rede de institutos estaduais com os mesmos padrões de funcionamento, afirmando a nossa crença de que a educação tem que ser uma prioridade real, concreta, e o caminho pelo qual vamos diminuir as desigualdades sociais no nosso estado”, finalizou o governador Flávio Dino.
Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a educação integral é o caminho para formar jovens mais conscientes e qualificados. “Essa escola é uma semente para o que deve ser a educação do futuro para o ensino médio. Eu tenho certeza que se nós tivermos mais educação integral para o jovem no ensino médio, culminando informação básica com ensino técnico profissional, não só eles terão mais oportunidade no mercado de trabalho como nós vamos formar um profissional mais completo, um cidadão com mais valores, vivência e reflexão”, ponderou Mercadante.

O Ministro também parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa inovadora. “O governador teve muita sensibilidade, muita competência, e desenhou um projeto de escola que, seguramente, vai fazer história no Maranhão”, finalizou.

O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, pontuou sobre as próximas inaugurações. “Todas essas unidades vão integrar todas as modalidades possíveis de educação profissional, inclusive o ensino médio. O Iema está preparado, assim como os Institutos Federais, a oferecer curso superior na área de tecnologia – os cursos de tecnólogo. É uma experiência ímpar. Não é uma unidade de excelência – é uma rede. Esse é o diferencial que apresentamos neste momento”, afirmou.

O Governo do Maranhão inaugura, ainda esta semana, as unidades de Bacabeira e Pindaré-Mirim. Em Bacabeira, os estudantes terão curso de Mineração, Administração e Logística, no total de 198 vagas. Para a unidade de Pindaré-Mirim serão ofertadas 120 vagas, para os cursos de Recursos Pesqueiros, Agropecuária e Serviços Jurídicos.


Do Gilberto Lima

4 de março de 2016

Campus Pinheiro promove treinamento em Libras


Buscando possibilitar uma comunicação acessível para os alunos surdos que ingressaram no Curso de Informática do IFMA Campus Pinheiro pelo último seletivo de cursos técnicos, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) promoveu um treinamento de iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação, que envolvendo toda a equipe escolar, foi realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro.

O treinamento resultou em um vídeo que utiliza a língua de sinais, voltado para o atendimento institucional. Nele há lições simples de Libras, que podem ser utilizadas como apoio para a comunicação entre alunos, servidores e colaboradores do Campus Pinheiro. A iniciativa demonstra o interesse e a preocupação do IFMA em adotar medidas para permitir a acessibilidade das pessoas com deficiência.
Via Ascom Ifma


3 de março de 2016

Motorista é morto durante troca de tiros entre PM e bandido em São Luís


Do G1 MA

Um motorista identificado como Jorrimar Everton Galvão, de 49 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (3), em São Luís, durante uma troca de tiros entre um policial militar e um bandido.

Segundo informações de testemunhas, a vítima estava trafegando em seu automóvel de cor prata e placas NWW-0010 quando foi surpreendido pelo tiro disparado da pistola ponto 40 do policial militar ainda não identificado.

Na ocasião, o militar estava perseguindo um suspeito trajando uma bermuda branca e blusa rosa que tinha realizado uma ação criminosa nas proximidades da Avenida Magalhães de Almeida, na capital.

Após o crime, a área foi interditada pela Polícia Civil e por uma equipe da perícia técnica do Instituto Médico Legal (IML). O trânsito se encontra congestionado na via.


2 de março de 2016

Governo Estadual e Federal descumpre medidas para Complexo de Pedrinhas, diz relatório

Os governos federal e do Maranhão falharam no cumprimento das medidas aplicadas contra o Brasil em 2013 e 2014 pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estado Americanos (OEA). Essa é a constatação do relatório Violação continuada: dois anos da crise em Pedrinhas’, divulgado nessa terça-feira (1º).
O relatório – criado com informações obtidas após inspeções realizadas pela Conectas, Justiça Global, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão (OAB-MA) entre os anos de 2014 e 2015 – diz que apesar da redução do número de mortes no Complexo de Pedrinhas, são contínuas as violações de direitos humanos, com presos submetidos a tortura, comida estragada, celas hiperlotadas e higiene precária.
“Os ossos quebrados e marcas de espancamento foram substituídos pelo uso do spray de pimenta e pelas bombas de gás lacrimogêneo, frequentemente disparadas para dentro das celas”, ressalta Sandra Carvalho, coordenadora da Justiça Global, sobre métodos de tortura utilizados para punir e castigar detentos.
Prisões provisórias
Segundo o relatório, o difícil acesso dos presos à Justiça reflete no alto número de prisões provisórias: 60% dos detentos de Pedrinhas ainda não foram condenados, enquanto a média brasileira é de 41%.
“A maioria dos presos com os quais tivemos contato nestes dois anos de inspeções afirmou nunca ter visto um juiz, promotor ou defensor público”, diz Wagner Cabral, presidente do Conselho Diretor da SMDH.
Recomendações
O relatório destaca ainda cinco recomendações ao Estado brasileiro para solucionar as violações de direitos humanos no Complexo de Pedrinhas.
São elas: adequação das instalações; apuração de fugas, rebeliões, corrupção e mortes; aumento do efetivo de agentes penitenciários e substituição de terceirizados; cumprimento das normas de regulação do uso da força e de armas por agentes de segurança; e fortalecimento da Defensoria Pública no Maranhão e instalação do Comitê e do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura.
Sejap
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), em nota, afirma que, pautada na aplicação da Lei de Execuções Penais (LEP), alcançou, em 14 meses de gestão, alguns resultados. Entre eles, a gestão destaca que ‘fechou o primeiro ano de governo com uma expressiva diminuição no número de homicídios (-76,47%) e fugas (-72,16%), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, ao cumprir, entre outras providências, a separação de presos em prol de sua integridade física, conforme reza o art. 84 da LEP’.
A Sejap ressalta ainda que em um ano, não houve qualquer registro de motins e rebeliões; e há nove meses não há homicídio no Complexo de Pedrinhas.
(G1;Maranhão)